Por quem os Sinos Dobram

raul1


Raul Seixas, o Rei do Rock brasileiro, em um poema existencial nos presenteia com a musica “Por quem os sinos dobram”. Esse título advém de um texto de um poeta Inglês chamado John Donne, que viveu no século XVII, o trecho referente ao título da musica é o seguinte:

“No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main. If a clod be washed away by the sea, Europe is the less, as well as if promontory were, as well as if a manor of thy friend’s or of thine own were. Any man’s death diminishes me, because I am involved in mankind; and therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee”.

“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”.

Traduzido Por Sandra Kezen

Nesse texto fica explicito que o homem de John Donne faz parte de um organismo vivo, um conjunto e não uma unidade, um sistema integrado, lembrado assim a Gaia do mundo grego, onde a terra é representada por um grande organismo vivo e cada pequena espécie viva ou não dentro da mesma serve para sua auto sustentação, como um grande ser vivo que precisa de nutrientes (representada pela sua bio e minério diversidade) e luz (representada pelo sol).

For Whom the Bell Tolls


Há também quem interprete o título como sendo retirado de um filme de 1943 dirigido por Sam Wood, Por Quem os Sinos Dobram (For Whom the Bell Tolls) se passa na guerra civil espanhola dos anos 30, com temática belicosa o filme mostra um idealista chamado Robert Jordan interpretado por Gary Cooper se engajando em um conflito para defender os ideais da democracia.

E a mensagem de “Por quem os sinos dobram” nesse contexto seria uma alusão a quem realmente detém o poder (a elite) em sociedades ditas ''democráticas''. A imagem da frase é que; os sinos tocam para reverenciar uma personalidade que chega na cidade por exemplo.



Fontes: Orkut, 2001video, P@rtes revista virtual, Wikipedia enciclipédia livre

tá eu escrevi essa bagaça como se fosse um jornalista escrevendo ^^ brincar é legal \o/

4 comentários:

  Anônimo

15 de setembro de 2007 às 20:45

po possa crer
o seu mandou bacana
mais pra mim eh foda
continuo na mesma
flw!!!

  Anônimo

15 de setembro de 2007 às 20:46

pow possa crer
o seu mandou bacana
mais pra mim eh foda
continuo na mesma
flw!!!

  Unknown

23 de setembro de 2007 às 01:30

realmente a tua retorica e criatividade ainda me surpreendem
continue assim
ah...
e sobre o texto
tb é bacana

  Jeft

23 de setembro de 2007 às 20:42

Sozinhos não vamos a lugar nenhum. É essa a menssagem?

Ficou foda o texto! Sempre quis saber "porquem os sinos dobram".